sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CONHEÇA A HISTÓRIA DO LEAB

O atual Laboratório de Ensino-Aprendizagem foi criado logo no início do curso (1988) com o nome de Centro de Aprendizagem, localizado no Prédio 1 sala 42. Os responsáveis pela criação e implantação do projeto foram as professoras Marliza Froener Argenta e Marlise Poloni e a coordenadora do curso Eurilda Dias Romann. Tinha como finalidade primordial atender as demandas dos Convênios da Ulbra com as Secretarias Municipais e Estadual de Educação atender as demandas dos Convênios da Ulbra com a Secretaria e dar suporte aos cursos de magistério da rede Ulbra.

Em 1992 assumiram o Laboratório as professoras Cacilda Maria Zorzo e Vera Lucia Pureza que foram as responsáveis pelo projeto voltado a extensão universitária. Nesta época foi chamado de Laboratório de Aprendizagem. Por ocasião da criação do curso de Licenciatura em Educação Cristã (mais tarde transformado no curso de Teologia), no Centro de Educação Ciências Humanas e Letras, o laboratório ampliou sua dimensão oferecendo um espaço grande para materiais de Ensino Religioso. A coordenação deste trabalho era da professora Iracy Dourado Hoffmann.

No ano de 1999 o Laboratório foi deslocado para o Prédio 14 na sala 11, em função de demanda internas em 2000 o Laboratório foi estabelecido no Prédio 11 na sala 8. No ano de 2001 o LEAB foi alojado no Prédio 14 na sala 240.

Em 2001 assume a coordenação(ou direção) do curso de Pedagogia a Profa Silvana Lehenbauer, em 2006/2, o Laboratório de Ensino-Aprendizagem, já sob a coordenação das professoras Rozimeri Pereira Marques e Maria Sirlei Wandscheer, ganhou novo impulso. Foi complementado com a criação da Brinquedoteca. Passou a desenvolver atividades de forma integrada, a matriz curricular, oportunizando a diversidade e a articulação de propostas promovidas, oferecidas e sugeridas à comunidade acadêmica, estendendo também a oferta às demais licenciaturas, cursos de pós-graduação e extensão, caracterizando-se por acolher acadêmicos, educadores, gestores e egressos.

Em 2007 o Laboratório foi transferido, assim como todo o curso de Pedagogia  para o Prédio 11.  No ano de 2008/2°semestre a profa Maria Sirlei Wandscheer, solicita afastamento por aposentadoria e assume a profa Jutta Cornélia Reuwsaat Justo.

Em 2010, sob coordenação da professora Graziela Oyazarbal o Curso de Pedagogia busca novos movimentos junto ao LEAB, atendendo a demandas em extensão, ensino e extensão em parcerias através de ações comunitárias, excelência em ensino e interfaces com o Pós-graduação. Em março de 2010 professora Jutta Justo, solicitou afastamento do LEAB, para atender a novas demandas em pesquisa no Pós-Graduação da matemática, e a professora Tânia Scuro em parceria com o LEO(Laboratório da Educação nas Organizações)amplia interfaces entre LEO e LEAB com a Professora Rozimeri Pereira Marques.

Atualmente o LEAB possui dois ambientes no Prédio 11: a do Laboratório de Ensino-Aprendizagem que é um espaço de construção, elaboração e reflexão temática, e que está localizado na sala 148, e o da Brinquedoteca na sala 146, que dispõem de materiais lúdicos criteriosamente selecionados buscando o desenvolvimento bio-psico-socio-educativo infantil.

O movimento diário registrado na rotina do LEAB traz as evidências da importante relação que ali se estabelece entre a teoria e a prática. Este espaço promove experiências interdisciplinares pelas religações que acontecem entre pessoas, materiais, conteúdos, áreas do saber, experiências e contextualidades.

Atende três dimensões fundamentais para o curso de Pedagogia; ensino, pesquisa e extensão, comunitária, acadêmica e institucional. Desenvolve projetos sociais, multiculturais, de estudo e pesquisa no processo de ensino aprendizagem conciliando teoria e prática, otimizadas através de atividades, como eventos, palestras, oficinas; enfim é um espaço que possibilita discussões metodológicas, teorias, práticas, epistemologias, que enfatizam abordagens políticas, ética e estéticas, vinculadas as necessidades docentes e discentes estabelecidas nas vivências do cotidiano educacional.

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