segunda-feira, 11 de julho de 2011

DICAS DO LEAB - TANGRAM (PARTE 1)

Atividades com o Tangram!
 
O que o aluno poderá aprender com estas atividades:
 Conhecer a origem do Tangram.
Explorar as características físicas das peças do Tangram.
Compor e decompor figuras usando o Tangram.
Criar e ilustrar história utilizando o Tangram
Explorar livremente as peças do Tangram, identificando formas.


Para iniciar o trabalho, é bom contar alguma história ou dar ciência do que é o Tangram, de como surgiu, de como ele funciona, etc. Para isto, você pode utilizar um texto, uma lenda, uma história em quadrinhos etc. Encontrei uma história em quadrinhos muito legal com a turma da Mônica :
 

 
Encontrei também dois textos sobre a Lenda do Tangram, que podem dar abertura às atividades:
 

 
E mais um texto muito divertido para dar início ao trabalho:
 
 

Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou. 
 
Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
 
Você pode montar um texto coletivo com a turma sobre o Tangram, para saber o que eles aprenderam sobre o assunto. Encontrei um modelinho muito legal:
 
 
Uma sugestão muito divertida e legal é apresentar os moldes, fornecer pedaços de cartolina colorida ou outro papel firme qualquer e deixar que eles criem seu próprio tangram:
 
 

 
Uma sugestão: Pedir que montem um quadrado, utilizando as peças embaralhadas do tangram.

 É uma idéia interessante sugerir que montem textos, utilizando o Tangram. Ou seja, os alunos criam um pequeno texto e algumas palavras do mesmo são substituídas por figuras montadas por eles com o tangram:
Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montandas com as peças do Tangram. Na produção dessa história, as crianças devem pensar nos personagens, o lugar onde acontecem as situações, as ações dos personagens. Lembre as crianças que a história deve ter uma seguência lógica. As crianças sugerem ações que se passam no início da história, os conflitos enfrentados pelos personagens e a solução final, ou seja, como termina a história. Veja o  exemplo de  uma atividade:
 

 
(clique nas imagens para vê-las em tamanho original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário